quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Autismo

Olá!
Depois de duas semanas de férias bem sucedidas na casa do papai, com vovó, titio e titias (enquanto mamãe curtia la vida loca sozinha kkkkk), José volta pra casa e para a programação normal. Opa, normal? Acho que não hein...
Ele ficou super bem, sem infecção, intercorrência, e está com todo o gás. Levei na pediatra, que agora só quer ver a carinha dele daqui a dois meses. Ufa!
Mas, levei essa semana na ABBR, na intenção de conseguir fisioterapia e o que mais tiver direito por lá. Fizemos uma consulta ma-ra-vi-lho-sa com a neurologista. Que classificou José como, autista.
Ela foi conversando, e me mostrando, enquanto testava ele. E me fez ver o que eu suspeitava, mas não entendia direito. José compreende tudo a sua volta. E o corpo dele não tem limitação. Ele pode muito bem andar, falar, etc e tal.  Mas ele não quer. Ele não quer sair do mundinho dele. Tá confortável assim, tá bom. "Mamãe faz tudo pra mim" - ela brincou. Ele chora do nada, porque não quer interagir, não quer participar do mundo. Mas certas coisas atraem ele, e ele se permite momentos de interação, logo cortados por um grito ou um berro, ou a cara de paisagem que ele adora fazer. Bater a cabeça repetidamente (coisa que me deixa super incomodada), mexer com as próprias mãos, tampar os ouvidos... tudo isso, é parte da fuga e rebeldia dele.
Moleque.
Agora você não me escapa.
Eu sempre me pegava pensando que "ah... ele não faz isso por causa dos problemas dele..."
Agora ele que me aguarde. ¬¬ bombardeio de estimulação, e nada de pegar leve.
Claro que o coração aperta, é mais um diagnóstico. Mais um problema, mais uma barreira. Mas me falem aqui, dentre tantas *merlins possíveis pra essa cabecinha linda, ser autista... véi. Concordam que é um dos menores problemas que ele poderia ter??? Eu confesso: TÔ FELIZ!!

Agora, ficou muito mais fácil responder a tão incômoda pergunta: O que seu filho tem??

(Ah ele teve uma má formação cerebral chamada encefalocele, uma bolsa de água no topo da cabeça, ai quando nasceu tirou (mostra a cicatriz número 1), e hidrocefalia, e microcefalia, e hoje ele usa uma válvula (aponta onde tá, voluminho e cicatriz número 2), e o cérebro dele é muito bagunçado e incompleto (e faz gestos como se amassasse um papel), então hoje ele tem um atraso no desenvolvimento, mas fazemos acompanhamento e ele pode se desenvolver, no tempo dele, e.... blá blá blá)

- Ele é autista. =)

Pronto. Tão mais simples, rápido de se ouvir, socialmente aceito, e fácil de entender. E tá até na moda.

<3

Mamães, amigas e amigos. Muita saúde pra vocês, que enfrentam suas batalhas diárias, sem saber como vai ser o amanhã. Nada do que fazemos é em vão. Por mais ridículo, simples ou inútil que possa parecer, cada esforço que fazemos por nossos sapecas, é válido. Força, foco, e fé. =)

Música: http://letras.mus.br/gonzaguinha/463845/

"Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita..."


Boa semana =) Até logo!
Maria Clara