sábado, 30 de outubro de 2010

José nasceu!

Olá!
Fiquei entusiasmada novamente em manter um blog decente. Vamos ver se consigo!

Nosso pequeno grande guerreiro nasceu em 07/10/10 de 38 semanas, com aproximadamente 3 quilos e meio e 51 centímetros. Muito cabelo e peludinho que só vendo. Um gatão!!

Chamei de guerreiro nosso filho porque ele já veio enfrentando muitas batalhas para sobreviver. Como já escrevi sobre elas em outros lugares (fóruns, e-mails) vou copiar e colar. Ai é só atualizar depois.

Era uma vez...  :D

Começamos o pré-natal cedo, como manda o figurino. Meu bebê recebeu o diagnóstico de encefalocele quando eu estava com umas 13~15 semanas, durante uma ultra. Encefalocele no caso dele, bem por alto é uma "bolha d'água" pra fora da cabeça, bem no alto. A médica que fez o exame também viu uma diferença entre os olhos que poderia indicar alguma anomalia de cromossomos. Moramos no interior (Itatiaia-RJ) e tivemos que fazer mais exames na cidade (RJ). Fizemos uma amniocentese e o resultado foi que nosso bebê é menino e que não tem problemas de cromossomos. Uma coisa a menos para nos preocupar. Porém os médicos também ofereceram a opção do aborto, disseram que nosso bebê seria inviável e que poderiamos adiantar os exames para ter um laudo suficiente para enviar ao juiz e conseguir a legalização. Passava mal só de pensar na idéia. Tive fé que seria feita a vontade de Deus. Se Ele colocou nosso José aqui dentro Ele que teria de tirar, e não nós. Meu marido me apoiou muito e fomos em frente.

Com 25 semanas mais ou menos, recebemos o diagnóstico de microcefalia também. O corpinho dele estava perfeito, e ele tem cérebro, está todo na caixa craniana e nada saiu para a encefalocele, o que é bom. Fizemos a morfológica e a RNM fetal, corremos atrás de um cirurgião que esclareceu como proceder no parto (cesariana), e quais as possíveis complicações.

Fiquei um tempo desanimada, cheguei a pensar se não devia ter escutado o conselho dos médicos. Mas agora vejo que não. Tudo tem um propósito, e como uma mãe me disse uma vez, fomos escolhidas para criar essas crianças especiais. Ninguém no mundo vai ser capaz disso.

Pretendo entrar em algum grupo que vá contra o aborto, e alguma campanha que informe às mulheres que devem tomar o ácido fólico.

Meu José nasceu na Perinatal de Laranjeiras - RJ, fiz uma cesariana, como planejado, e quase tive um treco quando vi meu bebezão de +/- 3 quilos e meio e 51 cm!! Me sedaram nessa hora!  hehehe
A encefalocele era muito grande, quase maior que a própria cabeça dele. Mas dois dias depois o neurocirurgião que atende na Perinatal fez a cirurgia e retirou tudo. Mal pude acreditar no dia seguinte, ver meu bebê dormindo na incubadora e sem aquele troço que tanto nos preocupou.

Houve uma má formação no cérebro, tanto que a moleirinha dele foi parar quase na nuca, mas ele veio pra dar o recado e não desistiu. Arrancou os 3 respíradouros que colocaram nele para a ventilação mecânica, e deixaram ele em ar ambiente. Logo começou a dieta com nan e finalmente leite materno na chuquinha. Chorei muito quando ele começou a pegar o peito e como sugava esse menino!! É muita vontade de viver gente.

Ficamos 11 longos dias no RJ na casa do meu irmão que graças a Deus mora perto da maternidade. Passamos nosso aniversário de casamento dentro da UTI, chegávamos todos os dias de manhã e iamos embora só de noite.

Fomos para casa no dia 18/10. José lindão, fazendo tudo que um bebê deve fazer: comer e dormir, rsrsrs. Ele fica atento aos sons e vozes, e como se remexe pra trocar a fralda!! Não gostou do berço, então de vez em quando colocamos ele conosco na cama e ele dorme gostoso.

Dia 22/10 fomos ao RJ denovo para a retirada dos pontos. Ele é muito forte e só chorou um pouquinho. Aliás ele resmunga quando não gosta de alguma coisa, mas chorar mesmo, só vi dessa vez e quando nasceu.
Agora vamos continuar a luta.

Nosso gatão:








Lindo demais né? Nosso anjinho.

Até logo!!! :D